piano

Aprenda piano do zero com esses 4 pilares e toque tudo o que quiser
Você sonha há tempos em tocar piano, fica admirando quem toca, mas acha que não tem o "dom"?
Ou então já se aventurou em algum teclado, pegou uns tutoriais iniciantes, aplicativos de partitura e videos de notinhas caindo pra aprender, mas empacou em algum momento?
Primeiro de tudo, esquece esse negócio de dom. Todo mundo é capaz de aprender. Repito: todo mundo é capaz de aprender.
A ideia de dom é uma bobagem, porque lhe faz acreditar que só uns poucos iluminados conseguem… e isso é mentira. O que as pessoas realmente precisam é de oportunidade! E gostar de tocar :)
E se você já tentou tocar um pouquinho, é ótimo ir atrás, experimentar usar essas ferramentas de app e tutoriais simples pra ter um contato com o instrumento. Afinal, o piano é lindo e a gente quer tocar!
O problema é que essas ferramentas sozinhas dão uma visão limitada do piano e uma hora vai faltar uma peça do quebra cabeça.
Com elas você vai conseguir tocar, mas eventualmente alguma coisa não vai soar como gostaria: é o pedal que fica embolado, um trecho que fica difícil de juntar as mãos, o ritmo que sai errado, a memorização que fica difícil.
Fora que você não saberá o que está fazendo e com isso não terá autonomia para seguir aprendendo sozinho coisas mais elaboradas.
É comum ver que quem aprende só com aplicativo de partitura (ou partitura) tem dificuldade com ouvido, memorização e ritmo.
Já aqueles que aprendem memorizando movimentos da mão e ouvido, não desenvolvem técnica e compreensão dos processos básicos. E com tutoriais isolados, faltará a visão do todo, te limitando para avançar em músicas mais elaboradas.
Para não cair nessas falhas, você precisa juntar tudo e relacionar!
Igual olhar um cubo mágico por todos os lados e não só de frente! É preciso unir informações visuais, auditivas, motoras e teóricas. Com esses 4 pilares o cubo aparece!
Falo isso porque eu já estive nesse lugar.
Por muitos anos toquei piano só com partitura. Consegui desenvolver técnica e leitura, mas não entendia nada do que estava fazendo e não tinha consciência do tempo. Chegou um ponto em que eu não avançava e não sabia por quê.
Eu tinha poucos recursos na manga e achava que a repetição era suficiente. Mas não era. Faltava ouvido e compreensão de estruturas musicais básicas (teoria).
Até que recebi um convite para tocar numa banda. Eu teria que aprender a tocar mais de 30 músicas sem partitura e com certa agilidade.
No momento que abandonei a partitura, saí do erudito e fui pro popular, eu desenvolvi todas as outras habilidades complementares que me faltavam. Foi na necessidade de tirar aquelas 30 músicas que comecei a desenvolvê-las.
E quando eu voltei pro erudito, minha visão era completamente outra. Muito mais completa... Conseguia ouvir mais e memorizar mais. Estudei mais olhando pro teclado e conseguia enxergar e entender o que eu estava fazendo. Eu finalmente tinha superado aquele ponto em que tinha ficado estagnada.
Estava livre pra tocar o que quisesse. Eu via o cubo!
Também já vi músicos que viveram o inverso. Sempre tocaram de ouvido, tinham fluência, mas travavam em algum ponto por não terem consciência do que estavam fazendo.
Tinham essa barreira da falta de teoria para avançar e trocar com outros músicos. E no momento que se apossaram dos conceitos teóricos e dos por quês, finalmente se sentiram confiantes e livres.
Depois de ter vivido os dois mundos da música, o universo do erudito e do popular, me senti uma musicista completa. Cada um me deu uma possibilidade diferente e pude trabalhar os 4 pontos ao mesmo tempo, unindo sempre a audição, o movimento eficiente, visão e raciocínio musical/teórico.
Hoje tenho todas as ferramentas para ensinar qualquer coisa que meu aluno pedir. Eu vejo todos os lados do cubo mágico. E ele me permite tocar de forma expressiva e prazeirosa!



Por isso eu acredito que esse curso pode ser útil pra você.
Foi pensando nisso tudo que criei o curso Aprendendo Piano. Nele você vai aprender a tocar a partir do zero, seguindo o passo a passo, com músicas ordenadas progressivamente. Tocará de memória e ouvido músicas populares e eruditas, conhecidas e novas.
Vai entender as estruturas que estão por trás das músicas e por isso vai ganhar mais autonomia a cada lição. Ao fim do curso, você terá base suficiente para continuar caminhando e aprendendo confiante com o caminho que escolher.
Você aprenderá:
módulo I
conhecendo o piano
-
Os parâmetros do som, para você começar a despertar o ouvido e entender como o instrumento funciona
-
Como se posicionar no instrumento, para não sentir dores, desconforto e facilitar os movimentos
-
Os nomes de todas as notas, brancas e pretas, para se achar no piano
-
Articulações dos dedos, para produzir o som adequado
-
Pulsação e ritmo, para marcar os tempos
-
Como tirar melodias de ouvido
-
Como tocar com as mãos juntas
-
Tocar com acompanhamento
-
Como usar o pedal, que é um recurso lindo do piano para sustentar os sons
-
Como tocar com mais expressividade
-
4 músicas
-
8 aulas
Módulo 2
entendendo estruturas musicais
-
Intervalos
-
Escalas e conceito de tonalidade
-
Acordes Maiores e Menores
-
Como funciona o discurso musical (funções dos acordes)
-
Tocar de memória
Tudo isso para você entender os porquês de cada coisa e entender musica! E consequentemente tocar melhor e memorizar as músicas com mais facilidade
-
3 músicas
-
5 aulas
Módulo 3
explorando outras possibilidades
-
Acordes invertidos e arpejados
-
Novas tonalidades
-
Ritmos quebrados
-
Dedilhados, para usar os dedos mais adequados para cada situação
-
Diferentes movimentações da mão esquerda, para variar os acompanhamentos e "engordar" o som
-
7 músicas
-
6 aulas
Total de 4h de curso
19 aulas
A professora
E quem sou eu? Eu sou a Ananda (prefiro Nanda), uma moça do interior de São Paulo que quando tinha 6 anos pediu para a mãe coloca-la nas aulas de piano que o irmão ia.
Passei minha infância e adolescência inteira tocando, fiz todo o curso técnico em piano no conservatório da minha cidade, me formei, e quando tinha 14 anos já falava que ia fazer música!
Fiz faculdade de música, modalidade composição, na UNICAMP e lá aprendi um monte de coisa, além de ter tido oportunidade de ver de perto inúmeros artistas e obras maravilhosas. Desde orquestra a grupos de jazz.
Continuo criando e tocando por aí. Sou artista e professora e seria uma honra te iniciar no universo da música.



Dúvidas frequentes
Quanto tempo levarei para concluir o curso?
Por volta de 3 meses ou menos, dependendo da sua disponibilidade e dedicação.
Por quanto tempo terei acesso ao curso?
1 ano.
Terei como fazer perguntas?
Sim, na nossa área de membros você pode tirar suas dúvidas sempre que precisar.
Preciso de conhecimento prévio?
Não, este curso é para iniciantes.
Este Curso é para crianças?
Não. É para adolescentes e adultos.
Posso fazer o curso com um teclado?
Pode!

